O mapa do OpenStreetMap cresce devido à sua comunidade de mapeadores. Os dois principais meios de comunicação da comunidade são a lista de discussão e o fórum. São nesses locais onde discutimos as regras de mapeamento, nos organizamos para monitorar todas as edições realizadas no Brasil e onde organizamos ações como maratonas de mapeamento.

Lista de Discussão

Para se inscrever, acesse a página da lista, preencha o campo “Seu endereço de e-mail” e clique em Inscrever. Você receberá um email com um link no qual deverá clicar para confirmar sua inscrição.

Fórum

O Fórum pode ser acessado em forum.openstreetmap.org. Se você já se cadastrou no site do OpenStreetMap, basta utilizar o nome de usuário e senha para fazer o login no Fórum. Temos uma seção do fórum destinada às discussões da comunidade brasileira.

Telegram

Temos dois grupos no Telegram:

  • OSM Brasil Suporte, onde você pode tirar dúvidas sobre como mapear e utilizar os dados do OpenStreetMap;
  • OSM Brasil Comunidade, onde acontecem as discussões sobre a organização da comunidade brasileira.

Chat

No chat desta comunidade, você pode tirar dúvidas com outros colaboradores ou simplesmente bater um papo sobre o OpenStretMap. O chat pode ser acessado via IRC no canal #[email protected].

Wiki

O wiki é a principal plataforma utilizada para documentar o conhecimento comunitário. Embora grande parte do conteúdo esteja disponível somente em inglês, há tradutores voluntários traduzindo conteúdo para português.

As principais páginas do wiki para brasileiros é a página principal em português e a página do projeto de mapeamento do Brasil.

Grupos locais

Alguns grupos de comunidades locais organizam páginas para a sua cidade no wiki, listando recursos disponíveis e possíveis eventos. Veja a lista completa de páginas de comunidades locais no Brasil.

Facebook

Apesar de não ser um canal oficial da comunidade, existe um grupo de de discussão do OSM Brasil no Facebook.